Quimeras...

A voz profunda do íntimo da alma

Você aguenta ouvir a verdade?

Há uns dois ou três dias, eu vi que muitas pesosas que eu sigo no Twitter (e muitas dessas também me seguem) deram Retweet na mensagem de um pastor de uma igreja. Eu sou totalmente a favor da disseminação de certas mensagens, mas aquela que eu li me deixou um pouco... intrigado.

O que me deixou assim desapontado foi a seguinte frase: "entender Deus é facílimo! Obedecer = viver; desobedecer = morrer. Simples, viu?". Felizmente, amigos, felizmente Deus definitivamente não se resume a isso. Na verdade, nós jamais vamos conseguir simplificar ou resumir Deus. Nossa limitação humana de entendimento é tamanha que seria como dizer que o Oceano Atlântico cabe dentro de uma latinha de refrigerante em nossas mãos. Impossível, certo? Exatamente.

Nós podemos entender algumas coisas que Deus tem guardado para nós, mas não dá pra dizer que sabemos como Ele é ou quais serão as atitudes dEle simplesmente porque assim limitaríamos o significado de Amor e Misericórdia. E já que não temos capacidade pra entender e limitar isso, imagine fazê-lo em 140 caracteres... pois é, fica claro que um erro muito grande foi cometido por aquele pastor.

 Tente então esse raciocínio: Se alguma pessoa invadisse sua casa e dissesse que uma pessoa entre você, seu filho (sua filha) ou seu cônjugue deveria morrer nessa noite, o que você diria? "Pergunta pra outro?" Não, não existe essa opção. Sinceramente, eu não conseguiria apontar ninguém, então muito provavelmente eu me escolheria (não pense que você faria diferente, viu). Veja, se dentro das nossas limitações racionais o amor pode chegar a limites tão impensáveis, imagine como seria caso esse amor fosse infinitamente maior. De fato, não é possível determinar (nem mesmo imaginar); mas ao certo seria forte.

Sendo o Amor e a Misericórdia duas coisas indefiníveis, não dá pra dizer que desobedecer a Deus significa morte, até porque um pai não mataria seu filho apenas porque este o desobedeceu. Saibam, seguir a Deus é facil, sim! Muito mais fácil do que muitas igrejas e pastores determinam. Simplesmente porque Deus nos conhece muito bem. Ele também não vai prover nada a quem merece mais ou menos (no final das contas, ninguém merece), não vai fazer rico o pobre que teve fé e também não vai fazer pobre o rico que não a teve. A fé, aliás, é apenas um instrumento que nos faz entender e aceitar os planos de Deus. Não é por estar dentro da igreja que alguém vai ter mais ou menos "bênçãos". Saiba que de nada adiantar acender uma lâmpada se estivermos em um campo aberto sob um sol a pino.

Portanto, espero que algum dia essas muitas mentiras sobre seguir a Deus se acabem e a nossa experiência seja plena e pura. Aliás, pretendo me comunicar com esse pastor que cometeu este erro, porque depois das muitas experiências perto ou se distanciando de Deus, a gente aprende que ter maturidade e ter consciência não significam nada se não tivermos paciência, compaixão e boa vontade. Espero enfim que isso não seja aplicado apenas em nosas vidas, mas que, assim como uma luz, isso ilumine também a vida do nosso próximo.

19 comentários:

Infelizmente é assim que acontece mesmo.
As pessoas acreditam que podem resumir Deus desta forma e esses pastores o fazem porque assim fica mais fácil de fazer com que as pessoas façam o que eles pregam ser o correto.
Infelizmente para muitos deles, obedecer a Deus é ficar 12 horas por dia dentro da igreja, ser "bonzinho" e não ir a baladas. Ou seja, fazer isso, não fazer aquilo...mas a fé não é isso e obedecer a Deus não é isso, é mais profundo do que isso, é colocá-lo acima de qualquer coisa na sua vida, no seu dia a dia, através das suas escolhas. Além disso vc disse bem que a relação com Deus não se dá por trocas e barganhas, felizmente!

Mas eu fico realmente indignada em como esses pastores acreditam terem poder e conhecimento pleno para determinarem qual será a reação de Deus para esta ou aquela atitude. Já ouvi muitos falarem de pecados como se fossem faltas e cada um com um nível diferente para Deus de leve à grave...uahauha é cada um!

hahahah, é realmente frustrante ver como cada vez mais essas ideias se espalham por ai!Infelizmente hoje em dia, é cada vez mais comum ver frases iguais a essa e ate mesmo piores.Também não tem como resumir a fé ou a crença, mas creio que ao observarmos cada detalhe da obra de Deus, e fircamos facinados por ela sempre, é uma boa forma de admiralho, sem ter que ficar contribuindo com o meu trofeu de melhor jogador, ou com meu salario todo.Não creio que viver e morrer seja contra ou afavor de Sua vontade, mas se buscam por meios de com agrada-Lo, de um boa dia a alguém na rua, um pão para alguém com fome...e ao fazer tais caridades não pense em agradar a Deus, e sim poder encostar sua cabeça no travesseiro e dormir sussegado!Como vocÊ disse Samuka e aliás colocou bem, não tem como fazer alguem rico ou pobre por causa de sua fé, mas sim faze-Lo vencer na vida através da luta, e quando desanimado procurar forças na fé, mas não esperando que ela vá resolver tudo para você!
Lhe tornar rico, pobre, e outras coisas, não é milagre..."milagre é a mãe solteira que cuida de seu filho trabalhando em 2 empregos.O jovem que diz não as drogas e sim aos estudos."(Ken Carter), e como a Raquel disse, não é deixar de ir em baladas, pelo contrario ir sim afinal divertir-se não é pecado, mas quando na balada diga NÃO as "balinhas", "docinhos" e ao excesso de alcool.

Aliás, grande posT!!!!!

Dae, samuka.. sempre fico feliz de ler teus posts, não porque eu concorde contudo, ou pq jah tenha pensado em tudo isso, mas justamente por me sentir intrigado... Duas coisas apenas: o twitter ou qq outra ferramenta da internet tem se mostrado ótimas oportunidades pra pessoas sem cérebro escreverem qualquer bobagem e um monte de gente "Retweetar". a outra coisa: fórmulas prontas não servem pra nada.. se fosse assim não haveria 66 livros de revelação de Deus na Bíblia.. Se a solução fosse os 140 caracteres, Deus já teria usado, neh?

E quanto à formula mágica do tal pastor: não podemos nos iludir - Deus já deu as cartas, Ele sabe o que vai fazer e quem ficar morgando, vai se ver com Ele.. não porque seja mal, cruel, etc.. Simplesmente pq Ele é justo, Ele é a verdade e tudo o que Ele diz é a verdade, e não adianta a gente tentar racionalizar, enquadrá-lo ou minimizá-lo.. Deus só tem esse nome porque é o único que pode ter, e não devemos achar que isso é brincadeira, neh?

Abração e bons posts.

Fala Samu!! Concordo parcialmente com você, cara. Realmente, a atitude do pastor é lamentável. Infelizmente, a exploração financeira associada à religião é corriqueira em nossa sociedade. Igrejas que vendem lotes celestiais (com a firma reconhecida de Jesus), emissora de TV "R" que se enriquece às custas dos fiéis da Igreja "U", uma vez que a emissora é vinculada à igreja, e por esse motivo, fica isenta do pagamento de tributos; enfim, são incontáveis os casos. Até aí nosso pensamento segue na mesma esteira de raciocínio. Contudo...

R. Ribeiro, eu te entendo... haha a partir disso, a postagem se torna realmente bastante pessoal. :P mas tudo bem, a razão razão está bem aí ;)

de quem é a culpa?! Receio que nesse aspecto, há divergência entre a minha opinião e a tua. Creio que você, assim como a tua irmã, culpem a natureza humana, afinal, o homem é assim. É absolutamente verdade. O homem é um ser social que só se agrupa com uma finalidade precipuamente egoísta: sobreviver. Portanto, tirar proveito dos outros é natural. Mas, a exploração já tomou proporções tais que culpar a natureza humana não faz mais sentido. A culpa é da mente humana, inventiva, que criou o cristianismo. Evidentemente, que não era com esse propósito. Mas, é ele o único responsável por todo esse contorno que a sociedade tem tomado, ele delineia, permeia e distorce as relações humanas. Não há qualquer ponto de contato entre a doutrina do cristianismo e a realidade. Conceitos como "Deus", "alma", "espiríto" e os efeitos decorrentes da observância e da trangressão da doutrina como "Salvação", "Perdão", "pecado" são puramente abstratos.

O único cristão morreu na cruz, Samu. Talvez, seja ele o filho do Senhor o qual o abandonou. Talvez, um louco. O ponto é que a religião foi criada com esse intuito: sempre ser explorada. Quando não se trata de dinheiro diretamente, mata-se em nome da religião. Enquanto não nos soltarmos dos grilhões que as religiões nos obrigam a usar, estaremos presos, espiritualmente.

Ah, lembrei alguns fatos importantes, acho que todos os cristãos deveriam saber (você certamente sabe porque conhece a história de Roma). Constantino era pagão e sempre foi contra o cristianismo, mas foi ele que oficializou o cirstianismo em Roma, e por quê?! Interesses econômicos: teria maior aceitação do povo se assim o fizesse. E Jesus nunca foi tão imortal assim. Sua divindade foi "outorgada" em um concílio, ou seja, pela manhã Jesus era mero mortal, pela noite, não mais, tornará-se Jesus CRISTO (O Ungido, O sagrado). Aiaiai...

na verdade, eu diria que o único digno de ser chamado cristão é que morreu na cruz. Já os outros, precisam dessa "misericórdia divina".

Minha dor sempre foi a mesma que você demonstra: Maldita religião é essa que serve pra matar, aliciar e roubar. Mas devo dizer que a minha religião não é necessariamente essa. Na verdade, não é nada disso. Só tem alguns nomes iguais (como "Deus", "Jesus", "cristianismo" etc), mas definitivamente não sigo o que esses outros seguem. Esse cristianismo popular prende, mesmo. Concordo plenamente quando você diz que estaremos presos espiritualmente. É fato! Mas "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Como escrevi na postagem, não é promessa de riqueza ou qualquer tipo de prosperidade, mas um novo estilo de vida. Assim, vivendo o cristianismo sem falsidades ou ideologias furadas, podemos, sim, relacionar a doutrina cristã com a realidade sem distorções ou refrações.

No mais, interesses. de fato sei quais eram as intenções de Contantino, e infelizmente não foram as mais nobres. O modo como Jesus se tornou Cristo, os católicos e os motivos para se canonizar algum Beato, as leis de cristianismo (...)são apenas atitudes humanas disfarçando interesses. Se a gente pensar, também está inclusive muitíssimo relacionado com o Panis et Circenses. Mas no fundo isso não faz diferença. Eu mesmo não uso o termo "Cristo". Em minha concepção, ele sempre o foi, independente do dia em que a humanidade o considerou Cristo também.

De fato, em meus primeiros passos na religião eu sempre tive muitos pensamentos turvos, digamos. Mas depois de um certo tempo, coisas supérfluas assim se tornam lixo, comparando-se à magnitude de tudo o mais. As datas e os nomes são apenas formas de se tentar compreender a religião, mas a Graça já existia antes disso e vai durar por toda a eternidade. "Jesus" é uma tradução de "Emmanuel", que significa "Deus conosco". Agora, todo outro nome e todo título serão de obra humana, concluindo-se assim que não fazem diferença nenhuma para Jesus nem para os cristãos do meu tipo... :P

Enfim, o meu cristianismo só usa esses nomes por convenção. Para todos podermos entender... de resto, nada valem. Eu sei uqe não sou o único que pensa assim, mas no popular, cristãos agem diferentemente. Mas assim o fazem simplesmente porque estão mais presos aos valores humanos (egoísmos) do que à busca pela Graça.

Essa tua frase "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" está inserida na bíblia em João 8:32. Mas, evidentemente, você já sabia disso. É curioso o quanto a bíblia já foi bagunçada e seus evangelhos distorcidos. Mais curioso ainda é saber que as religiões adaptam a suas doutrinas às escrituras sagradas, ora omitindo passagens textuais, ora desvirtuando explicitamente o sentido. São Jeronimo não imaginava a lambança que faria ao traduzir a biblia do grego para o latim, impondo-lhe forte caráter subjetivo: achou conveniente não colocar certos livros, porém, posteriormente, achou conveniente coloca-los. Aiai. Realmente, temos que calçar luvas ao ler a bíblia.

O fato, samu, é que não há religião existente que possa nos direcionar a um caminho com Deus, integralmente. Todas tem suas imperfeições, todas tem o toque inventivo da mente humana.

E as cristãs, essas, meu amigo, são as mais sujas. Religião da decadência. Lutero deveria ter deixado o cristianismo sucumbir ao invés de tê-lo reerguido. Ele perdeu a oportunidade de ficar quieto.

huun, to vendo que isso pode dar bastante coisa... haha nos vemos no MSN... hahah

Bom, por ora posso dizer que todo mundo vê imperfeições em todas as religiões. Idiotice dizer que alguma religião não comete "erros de doutrina". Mas a verdade é que ninguém segue a mesma religião, se você quiser realmente ser tão criterioso.

Sobre a Bíblia, também concordo com você. O uso dela já foi tão depravado que popularmente não tem a mesma credibilidade que merece ter. Mas não podemos esquecer que este é um livro basicamente poético, então várias interpretações são possíveis, não existindo necessariamente uma ideia fixa regendo os versículos. Acontece que pra mim a bíblia é muito mais atual do que pra outros. Também é menos "apocalíptica" (inclusive Daniel e Apocalipse haha). Ignorando os casos extremos (infelizmente os mais famosos), é assim que funciona, acredite em mim.

Sendo ainda criterioso, concluímos que não existe bom cristianismo. Nem bom catolicismo, nem bom islamismo, nem nada! Estamos no mundo, nada mais é 100% "ao modo de Deus". Nem mesmo o modo como nos aproximamos dEle é o mesmo. Então, cara, por sermos humanos, haverá "falhas de comunicação" e "falhas doutrinárias" sempre! Mas isso já foi previsto e não deve desvalorizar a nossa intimidade com Deus. Saiba de uma coisa: você só vai encontrar a religião perfeita quando você for Deus. Agora, se as coisas são ora plenas ora nada, então é melhor a gente desistir, porque aqui nunca conseguiremos a plenitude espiritual. Assim, no final, todas as religiões são da decadência. Simplesmente porque têm humanos participando delas. Mas o "lixo" só existe porque há pesosas dessa religiões que são mal-intencionadas. Isso é natureza, então sempre vai existir. Mas não significa que eu também seja mal-intencionado, muito menos que eu ajude o lixo a crescer mais ainda. Estar na merda não significa fazer parte dela. :p

Postar um comentário

Comente! Agradeço muito.

Minha foto
Sou o que sou quando estou só. Simplesmente assim: o ator só remove sua maquiagem quando não há mais ninguém na platéia.

No Twitter:

Marcadores:

Siga meu Blog:

____________________________
NOTA:
Devido a problemas no código-fonte do layout, era impossível registrar comentários nas postagens, mas agora está tudo resolvido. Graças ao meu amigão Bruno Croci (http://crocidb.com/), quem conseguiu resolver este probleminha. Valeuzão, Croci!
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com