¬ O que é comportamento ético?
Etimologicamente, o termo ética deriva do grego "ethos", que significa "modo de ser ou caráter". Assim, dá pra dizer que ser ético significa seguir os parâmetros de um meio onde se vive e/ou fazer parte de uma estrutura primária que já determina os passos corretos a se seguir. Em outras palavras, a ética se resumiria a algo que poderíamos chamar de "lei do berço". Mas, assim como não existiria o feio sem o belo ou o bom sem o ruim, para existir o julgamento correto precisa existir a falta dele. E é exatamente isso que chamamos de desvio de comportamento.
Partindo da verdade a priori que afirma que ser ético é seguir os preceitos de alguma organização, podemos chegar a uma conlusão: querer mudar algum sistema é de fato antiético. Mas se promover mudanças é ser antiético, então lutar pelo que julgamos correto é que significa não ter ética! É de fato estranho pensar que o lado "errado" da história na verdade somos nós. E sabendo disso, então, precisanos lembrar de mais algumas coisas muito importantes...
O fato é que no momento está tudo tão distorcido que o errado se tornou lei e o certo agora é exceção. Atualmente não somos éticos justamente porque não somos antiéticos (hahah e a confusão continua). Existe, por exmplo, uma série de "desvios de comportamento" que se tornam cada vez mais comuns, chegando a poderem ser considerados comportamento normal. Eis aí a raíz do problema... a distorção se tornou tão grande que o certo e o errado se inverteram antes mesmo que se pudesse impedir.
Então, já que está tudo tão invertido no nosso mundo, que sejamos muito antiéticos, mesmo! Muito errados, muito loucos! Vê-se que o certo nos leva ao encontro do colapso, independente do tempo ou do espaço em que estamos inseridos. Sejamos a solução mais errada de todas, porque o correto, o dentro da lei, não leva ao caminho igualitário, apenas transforma o bom em mal caráter. E assim, invertendo termos, o ético se torna injusto; o errado, solução.
Você aguenta ouvir a verdade?
Postado por
Samuka Justino
2 comentários:
é samuka, realmente a ética é variável, não da pra entender essa confusão gerada pelas mudanças da ética, porém, penso que o ato de tentar mudar essas "leis do berço", deveria ser encarado como parte do processo de variação da ética, já que hoje as mudanças e adaptações são os modos "modernos" de viver em sociedade.
Meu caro, temos um grande problema aki.. Vc realmente levantou o ponto em que eskecemos que existe 1 verdade e passamos a pensar cada um na sua própria verdade.. Confusion Never Stops, justamente por isso... Mas fique de boa, somos sim a contra-cultura do mundo, como jah diria um velhinho por ae..
Abraços
Postar um comentário
Comente! Agradeço muito.