Quimeras...

A voz profunda do íntimo da alma

Você aguenta ouvir a verdade?

Após alguns bons anos de reflexão, o que ainda é verdade para muitos pode já não ser a verdade de ninguém. Digo isso me baseando naquela história da mentira contada tantas vezes que acaba se tornando verdade. Infelizmente isso não é difícil de acontecer, mesmo em esferas tão delicadas da vida.

O ponto chave nessa questão é a busca pela verdade em alguma voz. Sempre queremos algo que nos traga a tranquilidade, a paz, a verdade. Mas o fato é que quando buscamos a fundo (e questionamos), a verdade parece ser apenas uma forma de reciclar e realinhar erros passados. Convenhamos: não era pra ser algo puro, limpo e eterno?

Assim, em meio a tantos erros, a verdade pura se torna algo muito mais inalcançável quando vinda de alguém, portanto não acredito que a plenitude esteja em alguma religião em específico, ou em alguma pessoa aqui ao nosso redor. Difícil dizer, mais difícil ainda aceitarem, mas na verdade eu não tenho religião específica. Sigo pensamentos cristãos evangélicos, basicamente batistas, mas tenho total aversão a algumas "verdades" presentes nesse meio. Também sigo alguns padrões considerados ateus (mal sabem os criadores de tais filosofias que na verdade separar o humano do religioso é simplesmente uma barbaridade), mesmo percebendo-se facilmente que eu não sou ateu.

O fato é que o quanto mais nos questionamos, mais descobrimos algumas "sujeiras" em verdades consideradas irrefutáveis, sendo assim, não há nada que deva nos prender ou nos limitar. Isso não significa necessariamente ter mais de uma fé, ou ser mais de uma pessoa. Isso é apenas não se permitir ser limitado nos moldes arcaicos e ambíguos que vemos ao nosso redor. Minha fé é só uma, mas é totalmente diferente das que têm algum nome e são consideradas "populares" (ou não).

Questionar é buscar a verdade e a sabedoria. Assim como não é correto aceitar algo sem antes saber o que é, não é bom que acreditemos em algo se nem ao menos sabemos sua origem. O único problema é que para os "donos da verdade" não convém que a conheçamos plenamente. Isso resultaria em uma grande perda. Então, se quisermos uma liberdade total, nós que precisaremos buscá-la. E isso precisa acontecer em todas as esferas de nossas vidas. A resposta pra isso? A gente sabe qual é: a dúvida.

Relacionando a esta publicação de Lucas Andrade.

3 comentários:

exato meu caro amigo samuka!
conhecereis a verdqade e a verdade vos libertara!, isto não aplica-se apenas ao cristianismo, e sim a vida! e o que é verdade, varia de acordo com o ponto de vista, e como dito no meu post, "não é bom que nos limite-mos a aceitar as verdades nos impostas"

Samuka, no seu aniversário, faço questão de comentar, hehehe. Temos que tomar cuidado em dividir (afinal não há divisão) entre cristianismo e vida. Fora de Cristo não há vida, não há decisões, não há verdade alguma! Mas isso só quer dizer que temos que nos disciplinar a, todo dia, buscar a verdade, nos desligarmos dos preconceitos. Entendo quando vc diz que não tem uma religião - espero que isso signifique desapego dos preconceitos, das barbaridades cometidas por homens. Mas nunca esqueça de onde vem A Verdade, "quão insondáveis seus caminhos, e inescrutáveis os seus desígnios", e ao mesmo tempo que foi revelada toda em Jesus Cristo.

Abraço, guri.. Estou aki, sempre..

entao, deh.. é justamente isso que não faço: dividir.

o fato de eu dizer que não tenho uma religião específica significa que eu não me vejo enquadrado nessas religiões que normalmente conehcemos. Mas eu tneho a minha intimidade com Deus, minha vida com Deus. TODAS as religiões têm algumas leis que eu acho erradas, portanto não devo segui-las. Assim, tenho "minha própria religião" (sem contar que a forma de praticar depende de cada um, então dentro de uma mesma denominação é certo que temos várias "sub-religiões"). Não digo que todo mundo está errado, mas as falsidades ideológicas estão presentes em todas, exceto naquela em que o ÚNICO objetivo é buscar uma vida plena com Deus e seguir Seus mandamentos.

Postar um comentário

Comente! Agradeço muito.

Minha foto
Sou o que sou quando estou só. Simplesmente assim: o ator só remove sua maquiagem quando não há mais ninguém na platéia.

No Twitter:

Marcadores:

Siga meu Blog:

____________________________
NOTA:
Devido a problemas no código-fonte do layout, era impossível registrar comentários nas postagens, mas agora está tudo resolvido. Graças ao meu amigão Bruno Croci (http://crocidb.com/), quem conseguiu resolver este probleminha. Valeuzão, Croci!
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com