Quimeras...

A voz profunda do íntimo da alma

Você aguenta ouvir a verdade?


Quem acompanhou o jornal de ontem, 28 de julho, sabe. EUA e China assinaram um "acordo" com relação à quantidade emitida de gases causadores do efeito estufa. Não é um acordo lá muito forte, porque, pra se ter noção, foi chamado de "memorando sobre mudaças climáticas", e não há nenhuma meta a ser cumprida por nenhuma das partes envolvidas. Mas vale o esforço, vai.

EUA e China são responsáveis por grande parte da emissão de poluentes no ar. Segue no final do post um link para um vídeo muito interessante (A História das Coisas), que trata, com um aspecto mais voltado ao capitalismo, a atitude das indústrias da terra do tio Sam e suas consequências. A responsabilidade de China e EUA é muito grande, portanto qualquer tentativa de melhorar a postura ambiental desses países é muito, mas muito importante.

Neste acordo, EUA e China dialogaram e tentaram desenvolver métodos que possam produzir avanços até o dia da tal Conferência de Copenhague, em dezembro. Lembra do Protocolo de Kioto? Então, é quase a mesma coisa. Só que mais abrangente, dessa vez. Infelizmente há mais problemas a serem resolvidos.

De certo, nota-se uma preocupação muito forte do Obama, e também uma promessa cumprida, pois na época das eleições ele determinou que a questão ambiental não mais seria deixada de lado, como Bush-filho fez. Ótimo! Agora nos resta ver se realmente vai virar. Felizmente o Brasil não precisa tratar esse problema com tanta emergência quanto os gringos, pois nós nos alimentamos basicamente hidrelétricas, que são uma fonte de energia limpa. Já os norte-americanos não têm todo esse potencial hidrelétrico, então adquirem energia através da combustão do carvão, o que libera muitas toxinas no ambiente.

Mas não vá pensando que nós não precisamos nos preocupar com a questão ambiental, hein... o ar de São Paulo é poluído o suficiente para todos nós botarmos a mão na massa e cuidarmos da nossa terrinha. ;)


Vídeo - A história das Coisas: http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k

Descoberto mais um ato nobre do Senado.

É, fui cínico. Acontece que o Senado precisou ir às compras. Como se não bastasse a situação comprometedora para reservar atenções, nossos senadores precisaram se empenhar em mais uma tarefa: comprar móveis.

Sim, móveis. 845 mil reais gastos para comprar móveis. Mais 100 mil reais para contratação da empresa que vai instalar persianas, e 296 mil para uma segunda empresa, que vai cuidar da instalar os móveis comprados.

Mas isso já é bastante cansativo, não? Fazer compras é muito complicado. Tantas cores, tantas coisas a decidir, meu Deus!! Então a solução encontrada para acalmar os ânimos foi... tomar capuccino! É, 3 mil reais para pagar capuccino do café da manhã dos senadores. Legal, né?

Bom, a gente aqui não pode simplesmente xingar os homens públicos e dizer que tudo está absolutamente errado, e que eles são isso, aquilo, assim, assado. Isso porque a gente nao é muito diferente, né... em outra esfera, mas todo mundo também adora tirar uma casquinha de alguma situação (não precisa confessar, quem faz sabe). Mas o que está aboslutamente errado é que tem gente nos robando. E as coisas não podem ficar só por isso mesmo, sem ninguém mudar nada. Por enquanto a gente não pode fazer muita coisa, fato. Mas a gente pode muito bem deixar de ser hipócrita. E isso não significa ser trouxa, como muitos pensam, viu... É ser cidadão. Mas quase ninguém sabe o que é isso, né.

Entenda uma das relações causa-efeito da sequência da vida: Hoje somos filhos, amanhã seremos pais. E se hoje somos eleitores, amanhã seremos eleitos. Quem vai ser pessoa pública amanhã é justamente quem hoje é um jovem, um adolescente. Portanto, se ninguém entender e viver de acordo com alguns ensinamentos de cidadania fixos na consciência, quando chegar no Senado vai ser igual quem está lá hoje. Então, se hoje não podemos fazer muita coisa, é porque amanhã faremos toda a diferença. E isso a gente vai construindo desde agora.

Tá afim de melhorar o Brasil? Então comece sendo cidadão. Sendo cidadão quando tem gente olhando, e principalmente quando não há ninguém por perto.


(cifras retiradas do site contasabertas.uol.com.br)


A bomba tá estourando e o risco é geral. O PAC (Programa de Aceçeração do Crescimento) não está fluindo conforme todos esperavam, fato, e a Casa Civil já confirma que o estado é "preocupante". Empreendimentos de quase R$ 2 bilhões estão empacados devido a questões de logística. E isso afeta a todos os segmentos da economia, pois o dinheiro fica "preso", o desenvolvimento não vem, nenhuma obra aparece pq o dinheiro está guardado, aí a gente precisa de mais dinheiro pra fazer a roda girar, e então classe média paga o pato, porque não vê nada acontecer, mas tem que continuar pagando tudo.

E algumas obras que deveriam estar concluidas não são tão distantes de nós, não. O nosso aeroporto de Guarulhos, querido Cumbica, tem obras paralisadas por causa desses atrasos. 51% das obras foram concluídas antes do embargo (detalhe: embargo este que ocorreu no primeiro trimestre de 2008), portanto ainda estamos alguns passos à frente de muitos outras cidades, como Vitória-ES e Macapá-AP, que têm obras bastante parecidas. Mas se isso serve de consolo, que seja pouco. Ainda há muuuuuito o que se fazer.

Confesso que pessoalmente apostei bastante no PAC. Ainda aposto, sim, pois em dois anos já se foram feitas 270 ações (contasabertas.uol.com.br), mas sei que as coisas precisam começar a acontecer mais rapidamente, porque, se continuar assim, o pessoal pode até esquecer do projeto. e aí já sabe, né? O dinheiro investido vai pra vários lugares e a gente nunca vai saber.

Fique de olho no PAC, viu... já gastamos mais de 48 bilhões de reais nesse dois anos. Bastante, não?

A partir do dia 27 de julho deste ano, o Governo de São Paulo anunciou uma restrição a ônibus fretados na capital, devido ao fato destes serem considerados grandes culpados pela falta de fluidez no trânsito. Mas creio que faltou um aspecto a ser considerado...

Lembra que a Prefeitura incentiva as pessoas a usarem transportes públicos para deixar seus veículos particulares na garagem? Sim, para evitar o excesso de carros. Então... agora eles probiram a circulação de ônibus fretados por empresas na capital? Ou essa atitude não foi muito bem pensada ou eu realmente não entendi o sentido. Tudo bem, ônibus realmente ocupam espaço nas ruas, mas se cada pessoa dentro daqueles fretados resolver usar seu veículo, não duvido nada que a situação do trânsito só tende a piorar. E eu não sou o único a pensar assim, porque agora, exatos dois dias depois da proibição, a Prefeitura resolveu abrir mão dessa restrição. Curioso, não?

É, acho que finalmente entenderam que essa não é a melhor solução para resolver o problema do trânsito na Capital (certo que foi necessário um grande movimento por parte das empresas de viação e mais alguns protestos que a gente viu pela TV, mas funcionou!). O que eu penso que deveria ser feito não é cortar os ônibus fretados pela capital, mas sim aumentar a qualidade e efetividade dos meios públicos.

Que o projeto Expansão São Paulo realmente traga resultados! Que sejam feitos cada vez mais projetos de conscientização popular. Que toda essa propaganda na TV para se comprar um carro seja mais controlada. A gente paga bastante imposto, é incoerente dizer que essa é uma missão impossível. Se quem tem poder pra fazer tudo isso realmente tiver vontade, a coisa acontece.

Os dias passam cada vez mais lentamente. Você lembra toda manhã daquele sonho que teve, e então começa a pensar em como tudo poderia ser. Você tem muitas dúvidas, e sua única certeza é que nada já está definido.

Você sabe que seus bons tempos de infância se foram, agora nada mais é simples e fácil como antigamente. Por alguma razão aqueles seu objetivos se perderam no caminho, e agora não existe mais aquela gana para segui-los. Tudo que você imaginava antes pode simplesmente desaparecer, assim, num piscar de olhos... num piscar daqueles olhos.

Então você volta à realidade e se levanta. Lembra de todas as responsabilidades que tem, e, claro, as aceita. Mas aquilo não sai do seu coração, não há como escapar. Aquilo dói!

Sim, dor. É dor de quem não tem a que recorrer. Dor de quem não mais espera, não vê, apenas imagina um dia melhor. Dor de quem ama, mas sem a luz da lua ou das estrelas, sem o calor do toque, do carinho. Sem vento, sem chuva, sem um Sol que nasce ou se pôe. São dias vazios, frios, mas por alguma razão inexplicável são sempre dias de esperança e de mais sonhos.

São tempos e tempos de dor, que não te deixam esquecer. São meus dias assim, meus meses, meus anos. E nunca chega um final.

Preciso postar isso


Uma frase "inspirada" mostrando a opinião do novo presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB):


"Meu Deus, eu mesmo empreguei mais de 5.000 pessoas nestes anos todos de vida pública e elas estão felizes; uns me agradecem, outros não. O empreguismo tem que ser elevado. Eu já contratei parentes quando podia".


Poxa, legal... novo presidente do Conselho de Ética. Ele é presidente... do Conselho de Ética... do Senado!!! Ai, gente... o pior do Brasil ainda é o brasileiro. É triste ver que as coisas não vão mudar, apenas se renovar. Ele diz, portanto, que os famosos e tão questionados atos secretos da Casa são absolutamente normais e aceitáveis, sendo assim, as denúncias contra Sarney não devem ser levadas a sério.


(Quê??????)


E lembre-se: o cara é presidente... do Comitê de Ética... do Senado.



Não consigo nem dizer o que penso depois de uma declaração dessas.

Agora já faz 10 dias que a Câmara aprovou uma lei que defende uma reforma eleitoral completa, inclusive na internet. Porém, o tipo de reforma não me agradou muito, não. Na verdade, é um um ultraje aos direitos de expressão popular (e uma nova fonte de renda para políticos, claro).

Em sumo, a lei condena o uso de métodos alternativos para companhas ou "contra-campanhas". O motivo disso é a defesa da equidade. Em termos práticos, o blogs, sites particulares etc não podem (por lei) usar o nome de políticos, seja por qualquer motivo. Ou seja, por lei, nós não podemos citar nomes de políticos em blogs particulares. Mas tudo bem, esta lei eu não aceito... a não ser que realmente haja fiscalização (o que duvido muito) em todos os blogs nacionais. Mesmo assim, se tiver "sorte" de ser descoberto, meu compromisso com a verdade é mais forte.

Já no outro lado da história, facilita-se o uso de meios para campanha. Afinal, agora valem as regras do Rádio e da TV para campanhas. Tudo liberado? Quase isso, porque no final das contas qualquer pessoa corre o risco de perder seu site ou blog caso algum político se sinta ofendido. Sendo assim, não teremos mais aquela baixaria eleitoral, uma vez que o candidato fica xingando a mãe do concorrente em seu tempo de propaganda. Mas como todo barco tem um pouco de navio negreiro, nós da imprensa livre não somos mais tão livres assim. Sites ou blogs que questionem candidatos ou façam piadas com relação a candidatos (como aquelas várias charges que a gente conhece) terão liberdade limitada, se é que realmente vai poder ser chamada liberdade. Assim está escrito na nova lei: "É proibido o uso de recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degrade ou ridicularize candidato, partido ou coligação."

Sendo que a lei já foi aprovada, só resta saber o que de fato vai acontecer e que tipo de ações serão tomadas, seja por políticos ou por companheiros da imprensa. A nós, cabe aguardar por notícias, e lutar para que, mesmo com quaisquer empecílios, a verdade sempre prevaleça, e que nosso país supere essa cultura de sempre cobrir tudo com panos quentes (ou deixar para depois, de acordo com nossos senadores).


Estados Unidos, o maior exemplo de democracia...

O que está acontecendo ao lado (acreditem) é a decisão final para se determinar um futuro membro da Câmara de Vereadores. O que está na mão do juíz (também acreditem) é um baralho. O jogo? BlackJack, aqui conhecido como "21".

Os dois candidatos a vereador estavam empatados, então se fez uma recontagem... e o impasse continuou! Então a solução foi... nas cartas (gostei da decisão, juíz! hahah).

Isso nos lembra bastante as decisões políticas nos filmes de faroeste, sabe? Pois é... mas isso realmente é válido, porque a lei no Arizona, EUA, diz que em caso de impasse, um jogo de azar pode ser utilizado como critério determinante, contanto que todas as partes envolvidas concordem. Ou seja, decisão 100% legal, então foi decidido assim mesmo. E o vencedor foi Trenk, o candidato do canto direito da foto. Ele tirou um Rei de Copas, logo após ver seu concorrente, McGuire (à esquerda), pegar um Seis, também de copas.

Um outro jeito de decidir, não menos constitucional, seria decidir no gatilho... Mas o juíz teve tão bom senso que acabou decidindo no BlackJack. Não sei se no lugar do juíz eu faria o mesmo, mas tudo bem... afinal de contas, ninguém pode dizer que ele foi parcial, a não ser que ele seja igual alguns amigos de roda de truco que eu conheço...

Quanta coisa acontecendo... Crise do Senado, Terceiro Mandato (ainda bem que não foi muito pra frente), CPI da Petrobrás (já tinha quase se esquecido, não é?), Nepotismo, a Casa gastando 10 mil reais por minuto pra pagar a média de 11 mil empregados para cada um dos 81 senadores brasileiros... e se isso fosse tudo, seria muito tranquilo resolver a coisa inteira.

Mas com certeza eu digo: o problema maior não é o fato de termos pessoas tirando proveito da situação. Com certeza, poruqe isso a gente aqui do outro lado do muro também faz! A gente compra produto pirata, a gente "esquece" de devolver alguma coisa de um colega, a gente "esquece" de pagar o lanche na cantina (não, mas a culpa é da moça que está atendendo, certo? Ela que não cobrou!). E aí, quem nunca viu um amigo com aquela camisa "In 2008 I'm gonna change the world!"? É... essas pessoas realmente podem mudar o mundo. Mas não é o tipo de mudança que a gente quer, viu...

E a galera que se diz política? Nossa, isso é o que mais me dá raiva. Desculpa, viu, mas votar em branco não é sinal de protesto, mas sim de outra coisa... burrice!!! Ninguém nunca parou pra pensar que nossas famílias lutaram e deram a vida por um direito de voto? E é a gente que vai votar! Com toda a história deles nas costas! Aí vem uma pesosa e diz que vai votar em branco porque "os políticos de hoje não merecem meu voto"... Tá.. continua pensando assim; o maior erro é a omissão. Vote em branco pra não ter o peso na consciência depois... vote em branco pra não sentir a responsabilidade de se participar da mudança desse nosso ferido país. Vote em branco pra cuspir na cara dos seus familiares, pra fechar os olhos pra tudo que o país precisa. Se você é uma pessoa consciente, e sabe o que seria bom para o país, então participe! Faça parte da luta para colocar pessoas boas lá. Saiba: votar nulo ou em branco não ajuda em nada, só alimenta o poder de pessoas sem boa índole. A gente agora pode votar, pode erguer a voz! E tanta gente defende o voto em branco...

Triste saber que toda a liberdade a qual nossos pais e avós lutaram tanto para termos se transformou em oportunidade pra... não dizer nada!

Existem sete tipos de Arte. Um desses é a Música. Como um todo, mesmo... sentimentos mostrados com os sons, sendo que cada autor revela seu íntimo dentro da música.

Partindo desse pressuposto eu pergunto: Então qual é o sentimento popular do momento?? "Todo mundo tá me dando... Molinho molim / O baile todo ta me dando... Molinho molim". Ok, então...

Pensando especificamente no Brasil, no momento está havendo uma invasão de músicas de interesse sexual muito apelativo, que são no mínimo péssimas para a moral brasileira. Acha ruim quando vê algum estrangeiro dizendo que o Brasil só tem mulher pelada dançando? Bom, minha professora de redação sempre dizia que "o generalismo está sempre errado". Maaaass... de certo ponto de vista está até correto. E, no fundo, a gente sabe disso.

Torço fervorosamente por algum artista talentoso aqui no nosso país conseguir superar tudo e fazer sucesso. Torço! Porque o popular é o que dá dinheiro, e aí a gente perde toda a qualidade. Nosso povo brasileiro não quer qualidade, não. A gente quer dançar, fazer o espírito do brasileiro aflorar. Pena que quase ninguém sabe que tudo isso serve principalmente pra nos manter longe dos problemas. Assim, mesmo! Vida de gado... povo marcado, povo feliz.

Triste saber que toda a liberdade a qual nossos pais e avós lutaram tanto para termos se transformou em oportunidade pra... não dizer nada!

Todas as estrelas parecem ser eternas, mas não são. Elas nascem, vivem e morrem. Um dia apareceram, outro dia foram embora (ou ainda irão). E muitas vezes, quando a gente olha para o brilho de uma estrela, ela já se apagou. Daqui, a única coisa que enfim nos resta é ver um resquício de toda aquela beleza, sem que possamos fazer nada.

Sabe-se também que as estrelas não morrem todas do mesmo jeito, não... caso assim fosse, confesso que não veria tanta graça, porque ninguém poderia encontrar a sua estrela mais bela para lhe guiar. Ainda bem que não é assim, e podemos encontrar a estrela que melhor nos representa lá no céu.

Em meio à Constelação, cada estrela tem sua própria história. Cada uma nasceu de um jeito. Algumas podem até parecer comuns; outras já não se assemelham em aspecto algum. Vistas daqui por nós, todas parecem iguais. Mas são muito diferentes, basta olharmos com mais atenção. Existe a chamada "estrela pequena". Este tipo é muito mais comum, sim (quase todas as estrelas que nós vemos têm essa denominação). O núcleo dela gira tão rapidamente que quando ela se expande, a luz por ela emitida vive se acendendo e apagando, mantendo um padrão totalmente indefinido . Às vezes nós vemos uma luz forte, intensa, mas no instante seguinte se apaga. E assim repentinamente...

Há também a denominada "estrela grande". Esse, sim, é tipo raríssimo. É aquela que à vista de ingênuos olhos não teria algo de especial para ser considerada a mais bela do céu. Mas quando se expande...por Deus, todos se espantam!! Se torna o corpo celeste mais lindo! Emite uma luz espetacular, intensa, muito mais atraente e rara.

Mas... assim como tudo o mais que é belo, as estrelas têm um fim. As pequenas acabam se apagando por não haver mais energia para emitir luz. Aí elas se tornam parte de uma simples nuvem de poeira. Assim, simplesmente ao fim, param de "piscar". Já a estrela grande... ah, sim... estrela que nunca perde o brilho! Após o fim, ela continua emitindo forte luz, nunca tendo o mesmo destino de quaisquer outras. Brilha fortemente, sendo luz para sempre!

Olhando para o céu eu me pergunto: por que razão há estrelas que não deixam de emitir luz? Bom, por enquanto só Deus sabe. Mas o motivo não é importante. Apreciar é melhor que tentar entender. E nesta noite senti que ser guiado por ela vale muito mais que qualquer coisa.

E então, que tipo de estrelas você seguiria? As pequenas, que no fim não passarão de poeira, ou as grandes, com a eterna beleza de uma supernova? E que tipo de estrelas você segue? Vistas sem atenção, a gente pode muito bem se enganar...

Fica aí uma reflexão; deixei por aí uma declaração ;)

Minha foto
Sou o que sou quando estou só. Simplesmente assim: o ator só remove sua maquiagem quando não há mais ninguém na platéia.

No Twitter:

Marcadores:

Siga meu Blog:

____________________________
NOTA:
Devido a problemas no código-fonte do layout, era impossível registrar comentários nas postagens, mas agora está tudo resolvido. Graças ao meu amigão Bruno Croci (http://crocidb.com/), quem conseguiu resolver este probleminha. Valeuzão, Croci!
BlogBlogs.Com.Br blogarama.com