Agora já faz 10 dias que a Câmara aprovou uma lei que defende uma reforma eleitoral completa, inclusive na internet. Porém, o tipo de reforma não me agradou muito, não. Na verdade, é um um ultraje aos direitos de expressão popular (e uma nova fonte de renda para políticos, claro).
Em sumo, a lei condena o uso de métodos alternativos para companhas ou "contra-campanhas". O motivo disso é a defesa da equidade. Em termos práticos, o blogs, sites particulares etc não podem (por lei) usar o nome de políticos, seja por qualquer motivo. Ou seja, por lei, nós não podemos citar nomes de políticos em blogs particulares. Mas tudo bem, esta lei eu não aceito... a não ser que realmente haja fiscalização (o que duvido muito) em todos os blogs nacionais. Mesmo assim, se tiver "sorte" de ser descoberto, meu compromisso com a verdade é mais forte.
Já no outro lado da história, facilita-se o uso de meios para campanha. Afinal, agora valem as regras do Rádio e da TV para campanhas. Tudo liberado? Quase isso, porque no final das contas qualquer pessoa corre o risco de perder seu site ou blog caso algum político se sinta ofendido. Sendo assim, não teremos mais aquela baixaria eleitoral, uma vez que o candidato fica xingando a mãe do concorrente em seu tempo de propaganda. Mas como todo barco tem um pouco de navio negreiro, nós da imprensa livre não somos mais tão livres assim. Sites ou blogs que questionem candidatos ou façam piadas com relação a candidatos (como aquelas várias charges que a gente conhece) terão liberdade limitada, se é que realmente vai poder ser chamada liberdade. Assim está escrito na nova lei: "É proibido o uso de recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degrade ou ridicularize candidato, partido ou coligação."
Sendo que a lei já foi aprovada, só resta saber o que de fato vai acontecer e que tipo de ações serão tomadas, seja por políticos ou por companheiros da imprensa. A nós, cabe aguardar por notícias, e lutar para que, mesmo com quaisquer empecílios, a verdade sempre prevaleça, e que nosso país supere essa cultura de sempre cobrir tudo com panos quentes (ou deixar para depois, de acordo com nossos senadores).
Você aguenta ouvir a verdade?
Postado por
Samuka Justino
1 comentários:
É, jájá será proibido debates politicos nas escolas, e cada vez mais a sociedade se distanciando. E viva a volta a ditadura!
Postar um comentário
Comente! Agradeço muito.