Quem acompanhou o jornal de ontem, 28 de julho, sabe. EUA e China assinaram um "acordo" com relação à quantidade emitida de gases causadores do efeito estufa. Não é um acordo lá muito forte, porque, pra se ter noção, foi chamado de "memorando sobre mudaças climáticas", e não há nenhuma meta a ser cumprida por nenhuma das partes envolvidas. Mas vale o esforço, vai.
EUA e China são responsáveis por grande parte da emissão de poluentes no ar. Segue no final do post um link para um vídeo muito interessante (A História das Coisas), que trata, com um aspecto mais voltado ao capitalismo, a atitude das indústrias da terra do tio Sam e suas consequências. A responsabilidade de China e EUA é muito grande, portanto qualquer tentativa de melhorar a postura ambiental desses países é muito, mas muito importante.
Neste acordo, EUA e China dialogaram e tentaram desenvolver métodos que possam produzir avanços até o dia da tal Conferência de Copenhague, em dezembro. Lembra do Protocolo de Kioto? Então, é quase a mesma coisa. Só que mais abrangente, dessa vez. Infelizmente há mais problemas a serem resolvidos.
De certo, nota-se uma preocupação muito forte do Obama, e também uma promessa cumprida, pois na época das eleições ele determinou que a questão ambiental não mais seria deixada de lado, como Bush-filho fez. Ótimo! Agora nos resta ver se realmente vai virar. Felizmente o Brasil não precisa tratar esse problema com tanta emergência quanto os gringos, pois nós nos alimentamos basicamente hidrelétricas, que são uma fonte de energia limpa. Já os norte-americanos não têm todo esse potencial hidrelétrico, então adquirem energia através da combustão do carvão, o que libera muitas toxinas no ambiente.
Mas não vá pensando que nós não precisamos nos preocupar com a questão ambiental, hein... o ar de São Paulo é poluído o suficiente para todos nós botarmos a mão na massa e cuidarmos da nossa terrinha. ;)
Vídeo - A história das Coisas: http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k
Você aguenta ouvir a verdade?
Postado por
Samuka Justino
0 comentários:
Postar um comentário
Comente! Agradeço muito.